quarta-feira, 11 de abril de 2012

Exposição temática: Sabedoria do Silêncio



Exposição temática: Sabedoria do Silêncio
Hermetismo e Rosacruz no Pensamento Humanista Ocidental.


Torre do Tombo
Lisboa (Cidade Universitária)


13 de Abril a 31 de Agosto 2012

Hermetismo e Rosacruz no Pensamento Humanista Ocidental é o tema da exposição que irá estar patente ao público, na sala de exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a partir de dia 13 de Abril, sexta-feira. Na inauguração, pelas 18h30, decorre uma apresentação seguida de colóquio, por investigadores de Portugal e Espanha.

É consensual que as ideias do Hermetismo da Antiguidade, recuperado no Renascimento junto com Platão, tiveram profunda influência na arte, na ciência e na filosofia do Iluminismo e indiretamente na modernidade.

O século XVII, conheceu um impulso de renovação profunda em todas as áreas da sociedade, que foi sintetizado nos Manifestos Rosacruzes, de autoria de sábios e eruditos europeus, conhecidos, que inspiraram diversos movimentos até à atualidade.

A exposição, patente na Torre do Tombo até final de Agosto pretende apresentar uma síntese de textos, imagens e documentos capazes de proporcionar a quem se aproxima deste tema pela primeira vez, a descoberta de uma grande riqueza filosófica e simbólica.

Por outro lado, a exposição pretende proporcionar elementos suficientes para quem quiser investigar mais profundamente esta corrente de pensamento que une liberdade e responsabilidade, na busca do objetivo e fim último do homem.

Composta por quadros cronológicos e painéis temáticos ilustrados, que procuram refletir os principais marcos cronológicos e áreas temáticas do hermetismo e da rosacruz ao longo da História, constam nesta mostra temas, nomeadamente: O Hermetismo; O Símbolo Hieroglífico; O Logos e a Palavra; A Gnose Alexandrina; A Arábia Hermética; A Cabala Judaica; A Cabala Cristã; O Renascimento do Hermetismo; A Magia Hermética; A Ciência Hermética; A Arte Hermética; Cosmologia da Antiguidade; A Alquimia do Coração; A Fraternidade da Rosacruz; Os Manifestos Rosacruzes; O Iluminismo Rosacruz; A Franco-maçonaria e a Rosacruz; O Grau Rosacruz na Maçonaria; As Figuras Secretas dos Rosacruzes; Macrocosmos-Cosmos-Microcosmos.

Na mostra do acervo documental, estarão expostas ao público alguns dos tesouros da Torre do Tombo, como as bíblias manuscritas em pergaminho com iluminuras [c. 1260-1300] e (1415), com temas do Génesis e da Nova Jerusalém.

A mostra documental colocará também à disposição do público entre outros, a possibilidade de ver os processos do Tribunal do Santo Ofício referentes ao humanista e guarda-mor da Torre do Tombo, Damião de Góis (1546 a 1550), do igualmente guarda-mor e cronista mor do Reino, Fernão de Pina (1546 a 1550), e ainda do cónego da Sé de Lisboa e desembargador da Casa da Suplicação, Vicente Nogueira (1631 a 1635), por terem na sua posse livros hermetistas ou veicularem ensinamentos heréticos; a carta de mercê a João Armão (1641) permitindo-lhe usar da arte e ciência de Alquimista; da coleção dos Manuscritos da Livraria serão apresentadas duas obras, a Da natureza dos planetas da mão do senhor D. Duarte (cópia datável do séc. XVII) ou Profecias diversas (também datável do séc. XVII) ou ainda o Regulamento das insígnias e condecorações dos 33 graus do rito escocês antigo para o Reino de Portugal (1842, apresentando alguns desenhos aguarelados com a representação das referidas insígnias).

Trata-se de alguns exemplos que procuram dar um breve vislumbre de como, apesar da perseguição de mais de 200 anos de Inquisição, a fonte do hermetismo vivificou continuamente o humanismo português.


Informações Úteis
Entidade(s):Direção-Geral de Arquivos (DGARQ) - Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Espaço: Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Morada/Local: Alameda da Universidade - Lisboa
Telefone: 217 811 500
Website: www.dgarq.gov.pt
Email: servico.educativo@dgarq.gov.pt / grec@dgarq.gov.pt
Preço: €Entrada Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário