segunda-feira, 10 de maio de 2010

FINGIDOR" filme de Claufe Rodrigues

VIDA E OBRA DO POETA E FILÓSOFO
palestra por Roberto Moreno - 16 de Julho




ARTE, CULTURA E FILOSOFIA
projecção de filme | palestra

Programação:

"FERNANDO PESSOA, O POETA FINGIDOR"
PROJECÇÃO DOS TRÊS FILMES DA SÉRIE
de Claufe Rodrigues

VIDA E OBRA DO FILÓSOFO E POETA
Palestra por Roberto Moreno

16 de Julho (6ª) | 19h
entrada livre

seguido do concerto "Silêncio e Eternidade..." de Guilherme Luz às 22h


VIDA E OBRA DO FILÓSOFO E POETA
Palestra por Roberto Moreno

“A minha família não entende nada. Não tenho realmente verdadeiros amigos íntimos, e mesmo aqueles a quem posso dar esse nome, no sentido em que geralmente se emprega essa palavra, não são íntimos no sentido em que eu entendo a intimidade. Um amigo íntimo é um dos meus ideais, um dos meus sonhos quotidianos, embora esteja certo de que nunca chegarei a ter um verdadeiro amigo íntimo.”
Fernando Pessoa

Esta palestra tem como finalidade fundamentar a profecia do filósofo e poeta quando o mesmo afirma que o português será uma das três línguas que irá “globalizar” o planeta, em texto descrito no livro - A língua portuguesa – e, aqui salientadas no âmbito das acções socioculturais desenvolvidas pela Fundação Geolingua que, durante os próximos 4 anos celebrará os 8 séculos do 1º documento oficial escrito em português – o testamento de D. Afonso II. – Ora, a língua portuguesa faz 8 séculos a 27 de Junho de 2014, em plena Copa do Mundo no Brasil – coincidência?!




"FERNANDO PESSOA, O POETA FINGIDOR"
PROJECÇÃO DOS TRÊS FILMES DA SÉRIE
de Claufe Rodrigues


Fernando Pessoa, um dos ícones mais populares do século XX, viveu praticamente no anonimato - Publicou apenas um livro em português, "Mensagem", em 1934, um ano antes de morrer. Mas deixou cerca de 27 mil escritos que, desde os anos 40, vêm sendo revelados a um público cada vez maior e mais diversificado. O jornalista e poeta Claufe Rodrigues foi a Lisboa para contar a história do maior escritor português desde Camões. Visitou os lugares que ele freqüentava, entrevistou diversos especialistas e conversou com as duas únicas pessoas ainda vivas que conviveram com o poeta. A fascinante história do homem que escolheu viver uma vida pequena para construir uma grande obra foi exibida na Globo News por ocasião dos 120 anos de nascimento de Fernando Pessoa (comemorados no dia 13 de junho de 2008). A série é composta de três programas (O mito, O homem, O poeta)

A série “Fernando Pessoa, o poeta fingidor”, que estreou na Globo News, foi toda produzida em Lisboa e arredores. Neste trabalho, pretendemos dar uma visão mais ampla e profunda sobre um dos maiores escritores de todos os tempos. Além de milhares de textos inéditos, Pessoa deixou muitas pistas - algumas deliberadamente falsas - e vários enigmas, que pesquisadores do mundo inteiro tentam desvendar.

Entrevistamos alguns dos principais estudiosos de sua obra: Arnaldo Saraiva, Teresa Rita Lopes, Ivo Castro (coordenador da “Equipa Pessoa”, que está completando 20 anos de atividades), José Blanco, Amélia Pinto Pais. Conversamos com a sobrinha do poeta, a escritora Manuela Nogueira, e com o filho do barbeiro Manassés - são as duas únicas pessoas vivas que conviveram com Fernando Pessoa.

Visitamos a casa onde ele morou, os locais que frequentava, refizemos alguns itinerários do Rossio ao Chiado, estivemos no Mosteiro dos Jerónimos - onde seu corpo repousa ao lado de reis e heróis portugueses -, fomos à Boca do Inferno para contar o inusitado episódio envolvendo Pessoa e o mago inglês Aleister Crowley.


"A série está dividida em três episódios: O mito, O homem, O poeta. Se você já gosta do autor de Mensagem, vai saborear histórias interessantíssimas e apaixonantes sobre o poeta fingidor. Se ainda não é fã dele, não sabe o que está perdendo! Venha fazer parte da numerosa família de admiradores de Fernando Pessoa."
Claufe Rodrigues



FERNANDO PESSOA - O POETA FINGIDOR
Fernando Pessoa: Ícone pop do século 20
No primeiro programa da série sobre o poeta fingidor, saiba mais sobre o mito Fernando Pessoa. Em Lisboa, o repórter Claufe Rodrigues conversou com as únicas pessoas vivas que conviveram com ele. – 22 minutos


FERNANDO PESSOA - O POETA FINGIDOR
Fernando Pessoa e sua vida quotidiana
Fernando Pessoa tomou a dramática decisão de viver uma vida pequena para se dedicar à literatura. Ele abriu mão de sexo, casamento e bens materiais em troca do prazer de escrever. – 23 minutos


FERNANDO PESSOA - O POETA FINGIDOR
As diversas facetas de Fernando Pessoa
A série que comemora os 120 anos de nascimento do poeta fingidor apresenta o homem que queria ser não apenas um escritor, mas uma literatura inteira. Pessoa criou mais de 70 heterônimos. – 22 minutos

Sem comentários:

Enviar um comentário